Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Os efeitos do vazamento de dados das Redes da Sony na legislação brasileira

    Publicado por Alexandre Atheniense
    há 13 anos

    Por Alexandre Atheniense

    Depois de sete dias de espera, a Sony admitiu que os dados que armazenava dos usuários do PlayStation Network PSN (rede online de jogos da Sony) e do Portal de venda de música Qriocity, haviam sido acessadas e copiadas por um invasor externo, que além de tirar do ar os serviços, furtou dados pessoais dos usuários cadastrados, além de dados financeiros relativos aos cartões de de crédito, embora a Sony tenha admitido que estes dados estariam criptografados.

    A previsão do retorno da operação foi prevista para o dia 4 de maio. Durante este período, a Sony está reconstruindo a rede PSN e será liberada junto com uma atualização de firmware para o PS3, para deixar os consoles compatíveis. Segundo informa o site INFO , a base de dados da PSN irá mudar, deslocando servidores e equipamentos para uma nova área e este é um dos motivos da demora para a normalização do serviço.

    Enquanto isto, no blog oficial do PlayStation, a Sony publicou uma lista com perguntas e respostas para os usuários e informa que uma empresa especializada em segurança está auxiliando na investigação do problema.

    Estima-se que este incidente tenha sido o de maiores proporções relativo ao vazamento de dados de cartões de crédito de usuários em rede. Aproximadamente 77 milhões de pessoas foram afetadas e estão correm risco de serem vítimas de fraudes eletrônicas.

    Larry Ponemon, fundador e presidente do Ponemon Institute, disse que o roubo poderia custar mais de 1,5 bilhão de dólares à Sony, equivalente a uma média de 20 dólares para cada um dos 77 milhões de usuários cujos dados podem ter sido comprometidos. A empresa de Ponemon se especializa em proteger informações armazenadas em redes de computadores.

    É provável que os prejuízos deste incidente não se limitem a queda das ações da Sony, mas também afete a crediblidade da sua reputação no concorrido mercado de jogos online, bem como pelos danos à sua marca. De acordo com reportagem da revista Forbes , o prejuízo da Sony com o vazamento desses dados poderia ultrapassa os 24 bilhões de dólares. Na Califórnia, o site especializado em games “IGN” já está processando a Sony por conta da invasão de hackers à rede de games online.

    Este incidente levanta suspeitas, quanto a um eventual relacionamento com outro fato ocorrido recentemente. No começo do mês de abril, o site de fãs de videogame PlayStation Lifestyle informou que um grupo que se denomina Anonymous havia conduzido ataques contra páginas e serviços online da Sony, como vingança contra os esforços da empresa para reprimir os hackers.

    "Escolher um taco de beisebol para um ninho de vespas, nunca seria uma estratégia recomendável e a estratégia da Sony para defender sua propriedade intelectual foi desajeitada e provocou uma"opção nuclear". disse Phil Lieberman , especialista em segurança na computação.

    Segundo o site Techno News , o ataque foi do tipo Denial of Service , ou seja, um ataque de negação de serviço (também conhecido como DoS). É uma tentativa em tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus utilizadores. Os alvos típicos são servidores web,e o ataque tenta tornar as páginas hospedadas indisponíveis na internet. Não se trata de uma invasão do sistema, mas sim da sua invalidação por sobrecarga de acessos. Os ataques de negação de serviço são feitos geralmente de duas formas:

    1. Forçar o sistema vítima a reinicializar ou consumir todos os recursos (como memória ou processamento por exemplo) de forma que ele não pode mais fornecer seu serviço.

    2. Obstruir a mídia de comunicação entre os utilizadores e o sistema vítima de forma a não comunicarem-se adequadamente.

    Conforme já noticiado pelo site IDGNow , os usuários da Playstation Network já começaram a reportar fraudes em cartão de crédito com compras, saques não autorizados e cobranças fraudulentas.

    No Brasil a situação se difere, pois a Sony não dispõe de acesso ao serviço dentro do território nacional. Este controle é identificado a partir do número IP da máquina que tenta o acesso. A Sony barra o cadastramento de usuários brasileiros detectando o IP de origem daquela máquina que tenta se cadastrar. Isso significa que usuários que tentam acessar o serviço no Brasil, a princípio poderiam estar salvos quanto a qualquer risco relacionado a violação de seus dados em decorrência desta restrição que a própria Sony exerce.

    Em contrapartida, existem outros meios de brasileiros estarem vulneráveis principalmente aqueles que possuem cartão de crédito internacional ou algum registro de endereço nos Estados Unidos, que poderiam driblar a restrição cadastral e efetivar o registro. Esses usuários estariam com algum risco em relação a violação dos dados do seu cartão de crédito.

    Os usuários que estejam nessa situação, a recomendação é de monitorar as transações que são registradas no seu cartão de crédito. Diante de qualquer circunstância que se caracterize alguma irregularidade, entrar imediatamente em contato com a central do seu cartão de crédito, comunicando-os que possui cadastro na PlayStation Network e está vulnerável a eventuais fraudes.

    Isto não significa dizer que o mesmo terá direito de reivindicar na Justiça Brasileira, em tese, qualquer reparação de danos, pois segundo o termo de serviço da Rede PSN, como o sistema não está disponível no Brasil, qualquer declaração de um usuário que acessa a partir do território nacional, poderia gerar inclusive a hipótese de falsidade dos dados cadastrais, o que poderia ocasionar ilegitimidade para propor ação indenizatória.

    Portanto, se um brasileiro que acessa a Rede Playstation Network ou Qriocity , a partir do território nacional, utilizando um IP originário neste país, e que tenha burlado o seu cadastro colocando informações falsas a cerca de si próprio, violando as condições previstas no Terno de Serviço, para ter acesso aos serviços da Sony, não é recomendável que busque reparação de danos com suporte na legislação brasileira, pois a empresa expressamente restringe o acesso do serviço em território nacional.

    * Todos os direitos reservados. Os direitos autorais deste blog pertencem à Alexandre Atheniense. Reprodução deste artigo autorizada mediante citação do blog DNT e do nome do autor.

    Download as PDF

    • Sobre o autorAdvogado, Consultor de TI, Professor e Perito na área de Direito Digital
    • Publicações1909
    • Seguidores185
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1844
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-efeitos-do-vazamento-de-dados-das-redes-da-sony-na-legislacao-brasileira/2664002

    Informações relacionadas

    Artigo - Vazamento de dados das redes da Sony: os efeitos na legislação brasileira - Por Alexandre Atheniense

    Artigoshá 2 anos

    Jogos Eletrônicos e a LGPD

    Ricardo Olivieri, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Caso a parte faça o requerimento da gratuidade da justiça no recurso e o relator indefira o pedido, O que fazer?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)