Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Negligência corporativa favorece ao cybercrime

    Publicado por Alexandre Atheniense
    há 14 anos

    Várias corporações trabalham para impedir ataques aleatórios de hackers e para bloquear pornografia quando deveriam estar preocupadas com ameaças maiores de criminosos cibernéticos profissionais.

    Uma pesquisa feita com 523 gerentes de segurança e altos executivos de TI, além de autoridades, em 2009, revela que os hackers foram considerados a maior ameaça, seguidos por 'funcionários infiltrados' e de organizações estrangeiras provavelmente porque os hackers são “os mais barulhentos e fáceis de detectar”, como concluiu a sondagem CyberSecurity Watch.

    No entanto, ataques de nações e do crime organizado usam técnicas mais sofisticadas, capazes de causar danos econômicos mais graves sem serem descobertas, indica o relatório, patrocinado pela Deloitte e conduzido em colaboração com a CSO Magazine, o Serviço Secreto americano e a CERT.

    O relatatório, divulgado na sexta-feira, 22/01, não discute quem são exatamente os hackers ou se eles trabalham para o crime organizado ou para os governos estrangeiros.

    “Nossa visão é que o crescimento da ameaça dos cybercrimes superou outras questões de segurança cibernética. O cybercrime constituiu uma ameaça significativamente maior e mais comum do que é reconhecido pelos entrevistados”, diz o relatório.

    "De fato, a perspectiva de lucros significativos fez com que a inovação e as técnicas dos crimes cibernéticos tenham superado modelos tradicionais de segurança e muitas das atuais tecnologias de detecção baseadas em assinaturas", acrescenta o documento.

    Investir dinheiro no problema nem sempre é a melhor ideia, conclui o relatório. Metade dos entrevistados afirmou que gastaram recursos significativos em segurança de TI no ano passado, US$ 100 mil ou mais mas, ao mesmo tempo, muitas organizações “negligenciam medidas simples e baratas como o gerenciamento de patchs, análise de logs, restrições de privilégios, vencimento de senhas e o bloqueio de acesso a ex-empregados", apura o levantamento.

    O estudo também encontrou um “provável nexo” entre crimes cibernéticos e as ameaças como terrorismo, espionagem industrial e serviços de inteligência estrangeiros.

    • Sobre o autorAdvogado, Consultor de TI, Professor e Perito na área de Direito Digital
    • Publicações1909
    • Seguidores185
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negligencia-corporativa-favorece-ao-cybercrime/2070681

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)