Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

As melhores fontes de informações jurídicas na internet

Publicado por Alexandre Atheniense
há 14 anos

Confira esta reportagem que conta com a participação de Alexandre Atheniense publicada hoje (08/01) no jornal Gazeta do Povo de Curitiba sobre os sites de consultas jurídicas e fontes de informação sobre Direito e Justiça.

www.justiça.com.br

Milhões são as fontes de informação e consulta jurídicas espalhadas pela internet. Separamos o joio eletrônico do trigo digital e indicamos algumas das melhores

A internet mudou e vem mudando a forma de trabalho dos operadores do Direito. Se antes era preciso recorrer a colossais e complicadas publicações em papel para se ter acesso ao teor das decisões judiciais e normas legais, hoje bastam alguns cliques no computador. “O operador do Direito cada vez mais está substituindo os livros e pesados códigos im­­pressos pelas informações na tela”, afirma o advogado Omar Kaminski, diretor de internet do Instituto Brasi­leiro de Direito da Informática (IBDI). Apenas para se ter ideia, o sistema de busca mais popular do mundo, o Google, encontra quase 50 milhões de referências ao termo “Direito” e mais de 31 milhões à palavra “jus­­tiça”. Com tanta fartura, é preciso ser seletivo.

Em consulta realizada na última quarta-feira ao Alexa (www.alexa.com), serviço que mede a audiência de páginas da internet em todo o mundo, o site jurídico mais acessado do Brasil é o www.jusbrasil.com.br, um portal de busca de notícias, legislação e jurisprudência. De acordo com o levantamento, o JusBrasil está entre os 23 mil sites mais acessados do mundo. O segundo brasileiro mais procurado é o www.jurisway.org.br, um sistema educacional que oferece mais de 800 cursos jurídicos gratuitos on-line. Conforme a medição do Alexa, o site de Direito mais visitado do mundo é o www.findlaw.com – em inglês.

Mas não são apenas os mais acessados que merecem destaque. O www.direito.com.br, por exemplo, chama a atenção por autoproclamar-se “a primeira rede social jurídica do Brasil”, uma espécie de Orkut para operadores e estudantes do Direito. Já para quem gosta de debates, a dica é o www.forumjuridico.org, que reúne mais de 5 mil internautas.

Notícias e artigos

São inúmeros os sites que veiculam noticiário jurídico, mas a grande maioria é apenas reprodutora do conteúdo produzido pelas fontes oficiais. Entre as exceções mais conhecidas está o Consultor Jurídico (Conjur), www.conjur.com.br, com cerca de 1 milhão de acessos mensais e foco em notícias. Já o Jus Navigandi, www.jus.com.br, considerado o maior portal jurídico do Brasil, com 5 milhões de visitas mensais, diferencia-se pela enorme oferta de artigos jurídicos.

Outro site que merece destaque é o interessante e bem-humorado Migalhas, www.migalhas.com.br, que conta com a colaboração de uma ampla rede de escritórios de advocacia e advogados – inclusive cadastra correspondentes para a prestação de serviços advocatícios em todo o país. Aliás, para quem quer contratar advogados, é importante sempre consultar se o profissional está devidamente registrado junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – o site da seccional paranaense é o www.oabpr.org.br.

Legislação

Já se a consulta pretendida é à legislação, a fonte mais tradicional na internet é o site da Presi­dência da República, www.presidencia.gov.br/legislacao, que oferece desde a Cons­titui­ção Federal até as medidas provisórias, passando pelos códigos e leis – oferece também uma revista jurídica trimestral. No ano passado, o Senado Federal lançou o Portal LexML, www.lexml.gov.br, uma rede de informação jurídica e legislativa, que pretende sistematizar e organizar as bases de dados dos Poderes da União, reunindo legislação e jurisprudência (decisões judiciais)– ainda faltam muitos da­dos, mas já há mais de 1,5 mi­­lhão de documentos disponíveis para consulta no LexML.

Processos e decisões

A quantas anda aquele processo? Dá para saber pela internet. A Associação dos Serventuários da Justiça do Estado do Paraná (Assejepar), por meio de seu site, www.assejepar.com.br, oferece um sistema de consulta aos processos que tramitam na primeira instância da Justiça Estadual do Paraná, além de pauta de audiências e leilões. No site do Tribunal de Justiça do Paraná, www.tjpr.jus.br, é possível consultar também os processos que tramitam no âmbito do tribunal e juizados especiais. Na esfera da Justiça Federal, aqui no Sul do Brasil, a consulta processual é feita no site do Tribunal Regional Federal – www.trf4.jus.br. Para saber sobre processos trabalhistas, no Paraná, deve-se recorrer ao site do Tribunal Regional do Trabalho – www.trt9.jus.br.

Todos esses sites de tribunais também têm sistemas de busca de jurisprudência. O mesmo ocorre nos sites do Superior Tribunal de Justiça (www.stj.jus.br), do Tribunal Superior do Trabalho (www.tst.jus.br) e do Supremo Tribunal Federal (www.stf.jus.br). Já o Conselho da Justiça Federal oferece um sistema de busca jurisprudencial unificada, nas bases de decisões de todos os tribunais federais: columbo2.cjf.jus.br/juris/unificada.

Bibliotecas

As bibliotecas jurídicas virtuais dos órgãos oficiais também são excelentes fontes de consulta. Entre elas: a Biblioteca Digital Jurídica do STJ (bdjur.stj.jus.br/dspace), a Biblioteca do Conselho da Justiça Federal (www.cjf.jus.br/biblioteca), a Biblioteca Digital do Senado Federal (www2.senado.gov.br/bdsf) e a da Câmara dos Deputados (bd.câmara.gov.br/bd).

Cálculos

A conta não fecha? Pois saiba que há sites que oferecem serviços gratuitos de cálculos trabalhistas, periciais, financeiros (juros e correções, por exemplo), entre outros. Entre eles, o www.calculogratis.com.br e o www.calculoexato.com.br. A saber: os cálculos realizados por esses sites servem apenas como referência e não substituem os serviços prestados por peritos ou contadores.

“Juridiquês”

Ficou na dúvida quanto a al­­gum termo jurídico? Acesse o manual O Judiciário ao Alcance de Todos – Noções Básicas de Juridiquês, no site da Associação dos Ma­gistrados Brasileiros (AMB): www.amb.com.br/portal/juridiques/livro.pdf. O Ministério Público do Paraná também oferece uma solução on-line para as dúvidas mais comuns quanto a temas jurídicos – no site www.mp.pr.gov.br, clicando em “As­­sessoria de Imprensa” e, depois, em “Pílulas de Direito para Jor­nalistas”. Para se conhecer um pouco mais sobre o Poder Judiciário, o site indicado é o do Conselho Nacional de Justiça, www.cnj.jus.br.

Concursos

Atualmente, a aprovação em concursos públicos é o principal objetivo de boa parte dos estudantes e profissionais do Direito. Não à toa, portanto, são milhões as fontes de informações para concurseiros presentes na internet. Entre elas, merece destaque o site www.pciconcursos.com.br. Segundo o Alexa, o site PCI Con­­cursos foi o 60.º mais acessado entre todos os sites brasileiros e ocupava a 3.438.ª posição no ranking mundial (na última quarta-feira) – para se ter uma ideia do tamanho do feito, o site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (www.tjrj.jus.br), o mais acessado entre os tribunais brasileiros, segundo o Alexa, estava na posição n.º 26.485 em todo o mundo. Outra dica menos conhecida, mas interessante para quem está estudando para concursos jurídicos, é o site www.macetesjuridicos.com.br, que dá dicas de como decorar temas de Direito.

  • Sobre o autorAdvogado, Consultor de TI, Professor e Perito na área de Direito Digital
  • Publicações1909
  • Seguidores185
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14096
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-melhores-fontes-de-informacoes-juridicas-na-internet/2049570

Informações relacionadas

Bruna Santana, Advogado
Artigoshá 7 meses

O que é violência moral?

Adeilson Oliveira, Advogado
Artigoshá 9 anos

Conceito do Direito, uma análise

Astlande Cabral
Artigoshá 6 anos

10 Excelentes Sites Jurídicos para se Conhecer

Mônica de Souza Lopes, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

Ranking dos melhores sites de notícias jurídicas de acesso totalmente gratuito:

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 4 anos

Conheça 5 tecnologias que podem impulsionar os resultados do seu escritório

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Montax Inteligência | Serviços de Inteligência | Montax Big Data | Tecnologia Antifraude | Busca de Bens & Investigações | Um "golem" de Inteligência de Compliance.

Experimente!
www.montaxbrasil.com.br/bigdata continuar lendo

Indico também o Portal Juristas - https://juristas.com.br ! continuar lendo

Excelente contribuição, a título de contribuição, alguns sites já não existem pelos links informados devido ao tempo da publicação. Todavia, riquíssimo conteúdo. Acredito até que seria interessante uma atualizada nos links. Parabéns pelo belo trabalho! continuar lendo

Boa noite professor, obrigado pelas informações. Preciso de me cadastrar num site que tenha informações atualizadas sobre petições e afins. Grato. Pose ser site pago, é que as vezes precisamos com urgencia de alguma coisa. continuar lendo

pode contar comigo . rivaldoribeiropeticoes.com.br continuar lendo