Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Diretores de provedores que hospedam conteúdo ilícito são criminosos?

    Publicado por Alexandre Atheniense
    há 14 anos

    Na semana passada divulgamos aqui no blog a condenação pelo Tribunal de Milão, na Itália, dos executivos da Google. Eles foram condenados a seis meses de prisão por violação de privacidade depois de não terem impedido que um vídeo mostrando um menino com síndrome de Down sendo agredido fosse veiculado no YouTube.

    Ninguem duvida que diretores de empresas de provedores devem ser responsabilizados civilmente sobre danos causados pela armazenagem de conteúdo ilícito. O Código Civil brasileiro no capítulo sobre Responsabilidade Civil enuncia em seu artigo 931 que os empresários individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulação. O art. 932, III, destaca a responsabilidade pela reparação civil: o empregador ou comitente, por seus empregados e prepostos, no exercício do trabalho que lehs competir, ou em razão dele.

    Quanto a responsabilidade penal, consideramos interessante reportar ao blog do delegado especializado em crimes vitruais, Emerson Wendt, onde ele faz uma análise da condenação dos executivos da Google em conformidade com a legislação brasileira.

    Será que pela legislação brasileira teríamos a condenação dos dirigentes do Google como ocorreu na Itália?

    Acesse o link e saiba a resposta!

    • Sobre o autorAdvogado, Consultor de TI, Professor e Perito na área de Direito Digital
    • Publicações1909
    • Seguidores185
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diretores-de-provedores-que-hospedam-conteudo-ilicito-sao-criminosos/2100589

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)